O edifício La Marseillaise, projetado por Jean Nouvel, foi concluído, pontuando o horizonte da cidade de Marselha, no sul da França, com 27 tons de concreto vermelho, branco e azul. Com 135 metros de altura, a torre de escritórios de 31 pavimentos conta com um restaurante comercial, uma creche e lojas comerciais.
O projeto fica próximo à sede da CMA CGM, que foi a primeira torre projetada por Zaha Hadid Architects a ser construída.
Construída em concreto, a La Marseillaise é revestida por um material leve e fibroso que lembra um croqui arquitetônico inacabado. Os tons de azul, branco e vermelho representam elementos de Marselha: o céu, as misturas dos telhados e a rocha do Maciço dos Calanques.
Luzes e cores interagem e se La Marseillaise estiver feliz demais por ser vermelha, branca e azul, ela trocará o azul da França pelo azul celeste, o branco real pelo branco impuro do horizonte ou das nuvens, o vermelho sangue pelo ocre dos tijolos e telhados avermelhados. Vista do lado de fora, ela espera mesclar suas linhas no céu de Marselha, misturar transparências e reflexos, ocupar este pedaço do céu atravessado por algumas sombras pálidas e luzes peroladas.
-Jean Nouvel
2018 tem sido um ano de destaque para o escritório de Jean Nouvel, com importantes passos dados nas obras da torre 53W53 em Nova Iorque e do Museu Nacional do Qatar.
Via: Jean Nouvel